quarta-feira, fevereiro 21, 2024
spot_img
InícioBahiaQuadrilhas, sanfoneiros e licores no Bem Bahia especial de São João

Quadrilhas, sanfoneiros e licores no Bem Bahia especial de São João

O Bem Bahia desta quinta-feira (15) traz algumas tradições do período junino, como o preparo dos licores pelas freiras do Convento Santa Clara do Desterro. O programa também traz o trabalho artístico das quadrilhas juninas de Santo Antônio de Jesus, e três gerações falando do amor pela sanfona, em Amargosa. O Bem Bahia vai ao ar todas às quintas-feiras, às 22h, com horários alternativos às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.

Em Salvador, a produção dos licores de São João pelas freiras do Convento Santa Clara do Desterro é realizada no primeiro convento feminino do Brasil. Tradição de mais de 300 anos, o processo de infusão e filtração leva o ano todo e produz mais de mil litros de licores de diversos sabores, como jenipapo, passas e o de rosas. A renda obtida é revertida para os projetos sociais do convento.

De lá, o Bem Bahia segue para Santo Antônio de Jesus para conhecer a tradição das quadrilhas juninas. O grupo Luar do Recôncavo conta como se dá a escolha do tema para os campeonatos e festivais, o figurino, e coreografia, com a função de cada um de seus personagens. Vai falar também sobre a importância de manter esse aspecto da cultura nordestina através das gerações.

Em Amargosa, o programa mostra três gerações de sanfoneiros. Júlio, com mais de 60 anos de carreira, é um mestre e foi inspiração para Miula, safoneira de 30 anos, que veio se apaixonar pelo instrumento na pandemia. O programa também vai conhecer Samir, que mesmo criança, já toca com gente grande e representa uma nova geração de sanfoneiros.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -...

Most Popular

Recent Comments