quinta-feira, setembro 28, 2023
spot_img
InícioAgriculturaCâmara aprova projeto do marco temporal que impede demarcação de terras indígenas

Câmara aprova projeto do marco temporal que impede demarcação de terras indígenas

Marco temporal aprovado pela Câmara busca atropelar discussão no STF. “Projeto abre brecha para a devastação ainda maior dos nossos biomas”, repudia a APIB

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 30 o texto-base do projeto de lei Projeto de Lei (PL) 490/2007, que trata do Marco Temporal dificultando a demarcação de terras indígenas e abrindo a legislação para a degradação dos biomas brasileiros.

Foram 283 votos a favor da proposta, 155 contra e uma abstenção. O texto segue para o Senado. O projeto determina que somente poderão ser demarcadas as terras ocupadas por povos indígenas até 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) sustenta que a adoção do Marco Temporal limita o acesso dos indígenas ao direito originário sobre suas terras e que há casos de povos que foram expulsos dos territórios algumas décadas antes da entrada em vigor da Constituição.

O texto da forma que está é rechaçado por representantes dos povos indígenas, pois o marco temporal ameaça a sobrevivência de muitas comunidades indígenas, de florestas e biomas brasileiros. O projeto permite a revisão de reservas já demarcadas e privilegia ruralistas em terras invadidas.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -...

Most Popular

Recent Comments