O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizou, nesta sexta-feira (16), a diplomação dos 107 políticos eleitos pela Bahia nas Eleições Gerais de 2022. Além do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) e vice, senador e suplentes, 63 deputados estaduais e 39 federais se tornaram aptos para exercerem seus respectivos cargos a partir do dia 1° de janeiro. A solenidade aconteceu no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral e, com o ato, os candidatos eleitos se habilitam ao exercício do mandato. A entrega dos diplomas ocorre depois de terminado o pleito, apurados os votos e passados os prazos de questionamento e de processamento do resultado das eleições.
Durante o evento, o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, ressaltou a importância da atuação dos baianos frente às urnas eletrônicas. “Quero agradecer a todos os eleitores baianos que votaram não só de forma consciente e de acordo com a sua vontade, mas também respeitando as diferenças”, pontuou.
Em coletiva de imprensa antes de iniciar o ato de diplomação, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) exaltou a consolidação da confiança no sistema eleitoral e falou sobre os trabalhos de preparação para assumir, no dia 1º de janeiro de 2023, o Governo da Bahia.
“É um ciclo que consolida a confiança do sistema eleitoral brasileiro, e em nosso caso baiano, dizendo à sociedade que o TRE certifica o processo eleitoral. Trabalharemos para fechar um plano de trabalho que traduzirá quais serão as ações que desenvolveremos durante todo o ano de 2023”, disse. No momento da diplomação, Jerônimo foi aplaudido de pé pelo público presente no TCA.
Jerônimo também falou da importância do evento e sobre o seu significado para quem foi eleito. “A diplomação é o coroamento de um processo e abre para nós, daqui alguns dias, com a posse, que possamos assumir o nosso lugar de governador e vice-governador do estado da Bahia”, acrescentou, se referindo também ao vice-governador eleito Geraldo Júnior (MDB).
O governador realizou anúncio de parte do secretariado de seu futuro governo nesta segunda-feira (19). Ao todo, foram 11 nomes confirmados pelo petista, entre eles, a permanência de Luiz Caetano na Secretaria de Relações Institucionais (Serin), Manoel Vitório na Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Maurício Bacelar na Secretaria de Turismo (Setur).
Também houve a manutenção de Adélia Pinheiro no secretariado estadual, contudo, ela foi realocada da Secretaria de Saúde (Sesab) para a Secretaria de Educação (SEC). Também houve a permanência de Fabya Reis, que lidera a Secretaria Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), e agora comendará a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia.
Jerônimo adiantou que na próxima quarta-feira (21) serão anunciados até cinco nomes. De acordo com o futuro governador, ainda ocorrerão anúncios entre os feriados de Natal e ano novo, completando o secretariado.
Confira os nomes:
Chefe de Gabinete – Adolpho Loyola
Saúde – Roberta Santana
Relações Institucionais – Luiz Caetano
Casa Civil – Afonso Florence
Educação – Adélia Pinheiro
Justiça e Direitos Humanos – Felipe Freitas
Infraestrutura – Sérgio Brito
Fazenda – Manoel Vitório
Agricultura – Tum
Turismo – Maurício Bacelar
Assistência e Desenvolvimento Social – Fabya Reis