quarta-feira, fevereiro 8, 2023
spot_img
InícioCulturaMandioca, casa de farinha, uso da água da chuva e moqueca de...

Mandioca, casa de farinha, uso da água da chuva e moqueca de camarão no Rural Produtivo da TVE

Neste sábado (15) o Rural Produtivo destaca uma unidade de beneficiamento da mandioca, no município de Crisópolis. O programa mostra o aumento da produção em quintais com o uso de tecnologias para captação de água da chuva em Paulo Afonso, e visita uma casa de farinha simplificada em Acajutiba. Ainda tem a receita de moqueca de camarão e a apresentação do músico Isael de Jesus. A exibição será às 14h, com horário alternativo nas segundas-feiras, às 6h, e nas sextas-feiras, às 19h30.

Na Comunidade de Barreiras, no município de Crisópolis, a Associação Comunitária dos Agricultores e Agricultoras Familiares Rurais de Barreiras e Adjacências (Acafab), produz farinha e derivados da mandioca, através de uma unidade de beneficiamento. Com a chegada de equipamentos, acompanhada de assistência técnica, os agricultores passaram a ter a possibilidade de aumentar a produção, a comercialização e a renda das famílias.

O programa visitou a Comunidade de Baixa da Onça, no município de Paulo Afonso, onde as famílias tiveram acesso a novos mecanismos de captação de água das chuvas, como cisternas de produção, barreiro de trincheira e barragem subterrânea. A implantação dessas tecnologias possibilitou o crescimento da produção, elevando a capacidade dos quintais produtivos, garantindo alimentos e renda aos agricultores.

No município de Acajutiba, a equipe do Rural Produtivo conheceu a Casa de Farinha Simplificada do Pau de Candeia e Pajeú, que desenvolve a produção de farinha de mandioca, beneficiando em torno de 30 famílias. Unidos em associação, os moradores tiveram acesso a assistência técnica e equipamentos, aumentando a capacidade de produção e comercialização, proporcionando qualidade de vida para os agricultores familiares.

Ainda nesta edição tem a receita de moqueca de camarão, feita pelo Chef Leandro Bacelar, e o som do músico Isael de Jesus, no município de Paulo Afonso.

O Rural Produtivo é exibido também em horários alternativos às segundas-feiras, às 6h, e às sextas-feiras, às 19h30, e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

Acompanhe a TVE nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia

twitter.com/tvebahia

SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (15), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h, e às sextas-feiras, às 19h30.

Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -...

Most Popular

Recent Comments