Na sessão especial que ouviu o Superintendente da AMA – Agência Municipal de Abastecimento, iniciada às 11:40 desta terça-feira e que se estendeu até às 14:00 horas, o Vereador Alex Tanuri fez perguntas diretas, principalmente sobre a distribuição dos boxes no Mercado Joca.
Sobre o fato assumido pelo Secretário de que há permissionários com quatro boxes na família, Alex perguntou: “É legal ter mais de um boxe porque está cadastrado na prefeitura, mas é não é imoral?”
Sobre a proposta do sorteio, que eliminaria os excedentes, Tanuri perguntou: “Os 256 permissionários participaram ou participariam do sorteio?” “Eles foram conferidos antes de sair do mercado, todos efetivamente tem direito? e levantou a questão, pois para ele, Secretário e o Vereador Zé Carlos Medeiros, que foi superintendente do órgão e passou a lista, “bateram cabeça”: “Um fala em 254 outro em 252. Eles que estão conduzindo o processo não se entendem e nem conhecem, imaginem a prefeita, que não tem interesse em resolver o problema dos permissionários!”
Encerrou as perguntas indagando se “os cadastros do Camelódromo estão em sua mão? Porque está sendo feito da mesma maneira?”
Depois das perguntas ele registra: “Vi aqui vereadores fazerem discursos. Eu estava fazendo perguntas. O discurso vou fazer agora”: “Não estou aqui preocupado com administração A ou B. Porém, estas pessoas não estão aqui para esperar. A solução tem de vir de imediato! Foi a atual prefeita que escolheu resolver os problemas da cidade. Não vamos fazer política jogando de A para B”
E disparou: “Se o Secretário não sabe nem das documentações (a lista original citada várias vezes e que não apareceu), imaginem a prefeita que não está preocupada em resolver o problema de vocês!”
Encerrou com o registro do que foi constatado pela maioria dos presentes: “Ela deveria estar aqui, mas como é um problema que ela não quer resolver e não vai resolver, vai apenas empurrar com a barriga”
O final de seu questionamento foi conturbado porque ele questionou a legitimidade da comissão com funcionários contratados da prefeitura. As galerias lotadas com permissionários, divididos entre quem já tem o box garantido e quem está fora do cadastro, aplaudiu, gritou, a ponto do presidente advertir que iria suspender a sessão.
Houve explicações por parte do Secretário e a formação de uma Comissão, da qual Alex Tanuri faz parte, mas, o vereador registra, sem otimismo: “O Secretário não tem autonomia para tirar quem não tem direito a box e está contemplado, a prefeita não tem interesse em desagradar para não perder os votos que busca para o filho. Só quem perde são os permissionários, alguns com a vida inteira no Mercado Joca”.