sábado, outubro 1, 2022
spot_img
InícioNotíciaPetrolina (PE), Cabrobó (PE) e Salgueiro (PE) recebem projeto Cidadania com Vez...

Petrolina (PE), Cabrobó (PE) e Salgueiro (PE) recebem projeto Cidadania com Vez e Voz do Ministério Público

O projeto Cidadania com Vez e Voz, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (CAO Cidadania), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), aportou pela primeira vez no Sertão pernambucano, para ouvir as demandas dos cidadãos nos municípios de Petrolina, Cabrobó e Salgueiro. Nos três eventos, foram abertos espaços para diálogo, recolhimento de denúncias e aplicação de questionário contemplando diversos eixos que englobam a cidadania. Os encontros contaram ainda com tradução simultânea em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Em Petrolina, primeiro destino do projeto, no dia 1º de agosto, as principais demandas levadas pela população por meio da escuta ativa foram relativas às pessoas com deficiência; às garantias de direitos da população LGBTQIA+; e, sobretudo, a questão de atendimentos de necessidades que as políticas públicas ainda não conseguem alcançar.

“Algumas dessas pessoas ainda não haviam demandado a Promotoria local, e ali elas foram informadas do percurso que tem que ser feito para formalizar, para que o Ministério Público local comece a tomar as devidas providências, haja visto serem mais de cinco promotorias de Cidadania em Petrolina, tendo a iniciativa de levar o projeto sido da promotora de Justiça Rosane Cavalcante”, comentou a coordenadora do CAO Cidadania, a promotora de Justiça Dalva Cabral. Segundo ela, ainda será feita a apuração dos questionários preenchidos e denúncias feitas pela população, para que seja feito o encaminhamento às autoridades competentes e a produção de relatório de diagnóstico.

No dia seguinte, foi a vez do município de Cabrobó receber a iniciativa. “Percebemos uma interação muito grande da população, não apenas com os promotores locais, como também com menores demandas. A escuta foi muito elogiosa: ao sistema vivenciado na cidade, ao avanço que a educação demonstra passar nesse momento”, relatou a promotora Dalva Cabral.

Por fim, em Salgueiro, foram ouvidos os reclamos dos povos tradicionais de terreiros; da população LGBTQIA+, para que eles possam ter um conselho fortalecido e saber usufruir de seus direitos; além de demandas relacionadas à acessibilidade, direitos das pessoas idosas, combate às drogas e insegurança alimentar. “Ali foi possível verificar que todas as demandas trazidas já eram do conhecimento do promotor local, Jairo Alencar, extremamente atuante na cidade”, destacou Dalva Cabral.

Mais de 500 pessoas participaram da iniciativa nas três cidades. Além da população local, estiveram presentes representantes de lideranças comunitárias, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); agentes comunitários, conselheiros tutelares, vereadores, prefeitos, imprensa, entre outros.

“Consideramos os eventos exitosos. É a partir deles que recebemos contatos de outros colegas promotores, pedindo para levar o Cidadania com Vez e Voz para suas cidades. Estamos pontuando a região para otimizar esse trabalho, para que nós possamos fazer um retrato da cidadania regional. Nossa próxima rota passará pelos municípios de Lagoa Grande, no Sertão do Vale do São Francisco; Santa Maria da Boa Vista, fechando aquela região com Afrânio”, finalizou a promotora.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -...

Most Popular

Recent Comments