segunda-feira, dezembro 5, 2022
spot_img
InícioNotíciaPernambuco investiga surto de "superfungo" em unidades hospitalares

Pernambuco investiga surto de “superfungo” em unidades hospitalares

O surgimento de um “superfungo” em unidades hospitalares está sendo investigado em Pernambuco. De acordo com a  Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) trata-se de um surto de Candida auris, considerado  multirresistente a tratamentos.

O fungo se apresenta com mais frequência em pessoas que passam por longos períodos internadas em hospitais e possuem sistema imunológico comprometido. Seus principais sintomas são febre alta, tontura, fadiga, vômito e aumento da frequência cardíaca.

Em Pernambuco, a investigação de surto de Candida auris no Estado está sendo acompanhada por equipes do Ministério da Saúde (MS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) além da própria SES-PE. Todas as medidas preconizadas estão sendo adotadas para enfrentamento do fungo.

A infecção pelo “superfungo” se dá pelo contato com objetos contaminados e pode ser fatal, dependendo do estágio em que seja descoberta.

Por meio de nota, a SES-PE confirmou que está operando um plano de contingência do vírus. “A SES-PE já apresentou e pôs em operação o Plano de Resposta à Ocorrência de C. auris em Pernambuco, documento elaborado e validado pelas demais instâncias parceiras no controle desse fungo com o objetivo de coordenar as ações de resposta, contendo orientações sobre os aspectos relacionados à identificação, notificação, prevenção, interrupção, monitoramento e resposta à ocorrência de surto de C. auris nas unidades hospitalares”, diz o documento.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -...

Most Popular

Recent Comments