Cientistas chineses estão fazendo um alerta sobre um novo vírus capaz de infectar seres humanos, chamado de Langya henipavirus (LayV). Até o momento, 35 pessoas já foram contaminadas em duas províncias localizadas no leste da China, Henan e Shandong, mas que fazem fronteira entre si.
Pesquisadores descobriram que o Langya henipavirus foi relacionado a indivíduos que mantêm contato frequente com animais. Não há registros por enquanto de transmissão de pessoa para pessoa.
Esta é a primeira vez que esse tipo de vírus é identificado em humanos. O patógeno é da família Henipavirus, que inclui outras duas espécies já identificadas, os vírus Hendra e Nipah, que podem produzir casos graves e ainda sem tratamento. Geralmente os vírus desta família apresentam taxa de letalidade entre 40% e 75%.
O Nipah foi descoberto em 1999 na Malásia e em Singapura, e teria sido responsável por 100 mortes em 300 casos graves da doença.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o Nipah na lista dos vírus com potencial para causar uma pandemia. (Com informações JC Online)