A direção do Hospital Dom Malan (HDM) esclarece que a paciente Maria Eduarda Delmondes deu entrada na unidade no dia 06 de julho de 2022, transferida do Hospital São Lucas, localizado no município de Juazeiro, na Bahia.
A paciente apresentava diversas graves comorbidades, como obesidade, hipotireoidismo, anemia, cisto ovariano e ausência do rim direito. Além disso, desde o final de 2020, se queixava de fortes dores abdominais crônicas, com relatos de febre e vômitos diários nos últimos três meses.
No Hospital Dom Malan, a paciente passou por três procedimentos cirúrgicos, além de exames de imagens como ultrassons e tomografias de tórax e crânio. Também foi acompanhada por médicos especialistas nas áreas de endocrinologia, cirurgia pediátrica, cardiologia, além de intensivistas pediátricos. A paciente, inclusive, fez medicação para hipertermia, já que o HDM é o único serviço do SUS na Região a oferecer este tipo de tratamento.
Mesmo com toda essa assistência, a paciente apresentou uma piora no quadro clínico, sendo inserida no sistema de regulação da Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL).
No entanto, é importante deixar claro que no Hospital Dom Malan a paciente estava recebendo suporte na Sala Vermelha, setor especializado da emergência, similar a uma unidade intensiva, com aparelhos de ponta e suporte médico 24 horas por dia.
Infelizmente, apesar de todo o esforço da equipe, diante da gravidade de seu quadro, a adolescente veio a óbito no dia 06 de agosto.
A direção do Hospital Dom Malan lamenta profundamente a perda, se solidariza com a família neste momento de dor, e está à disposição para outros esclarecimentos.