sexta-feira, dezembro 2, 2022
spot_img
InícioNotíciaTribunal Superior Eleitoral recebeu 1.579 denúncias de suspeitas de fake news apenas...

Tribunal Superior Eleitoral recebeu 1.579 denúncias de suspeitas de fake news apenas neste ano

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu ao menos 1.579 links com suposto conteúdo de desinformação nas redes sociais neste ano. O número corresponde a mais de oito vezes do total encaminhado em 2020 — à época, foram registradas 181 denúncias de conteúdos inverídicos. As informações foram obtidas pela Fiquem Sabendo, agência de dados especializada no acesso a informações públicas, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O TSE lançou, em junho, o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições. A ferramenta permite registrar casos de circulação ou disparo em massa e de “narrativas falsas que atentem contra a imagem de segurança e integridade do processo de votação e que possam afetar a normalidade do pleito eleitoral”, segundo definição do órgão.
Em 2020 o tribunal lançou o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que teve como objetivo o combate à circulação de notícias inverídicas relacionadas ao processo eleitoral. Qualquer pessoa com conhecimento de mensagem, publicação ou notícia contendo desinformação sobre o processo eleitoral poderia encaminhar o conteúdo para o órgão, por meio da ouvidoria, e-mail ou qualquer outro canal de comunicação da instituição.
“Após constatar flagrante desinformação no conteúdo denunciado, o TSE encaminhava o link para a respectiva plataforma que, de acordo com a sua política, adotava as providências que entendessem cabíveis em cada caso concreto”, explicou o órgão.
Conforme a resposta fornecida à Agência, os links compartilhados na resposta ao pedido de informação são apenas os recebidos por meio dos canais de comunicação este ano, não os encaminhados às redes sociais. (Diário de Pernambuco)
RELATED ARTICLES
- Advertisment -...

Most Popular

Recent Comments