Reitora da UNEB se reúne com instituições de Juazeiro e Petrolina para discutir desenvolvimento da região  

0
78

Fortalecer projetos de desenvolvimento regional com instituições de ensino, centros de pesquisa e debater estratégias para ampliar a oferta de cursos no território Sertão São Francisco. Essas ações foram discutidas pela Reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Adriana Marmori, a Vice-Reitora Dayse Lago e representantes de diversas instituições públicas, situadas em Juazeiro e Petrolina, no II Encontro “Reitoria em Movimento”, que aconteceu nessa quarta-feira (25/05), no Auditório Multimidia, do Departamento de Ciências Humanas, campus Juazeiro.  

O encontro reuniu representantes da Univasf, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF Sertão PE), Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, Câmara de Vereadores, Núcleo Territorial de Educação (NTE-10), Embrapa, Codevasf, IRPAA, FACAPE, Centro de Equoterapia do Vale do São Francisco (CEVASF) e Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial e direitos LGBTQIA+.  Durante o encontro, Adriana Marmori agradeceu a participação das instituições na reunião, e reforçou a importância de construir redes de colaboração para fortalecer as ações de pesquisa, extensão e ensino, com capacitação e formação docente, entre outras.  “Queremos reforçar com nossos parceiros que continuamos na defesa da universidade pública, com a perspectiva de ampliar futuramente a oferta de novos cursos. Entendemos, ainda, que a parceria com as instituições em cada município reforça a contribuição da UNEB na promoção do desenvolvimento regional”, declarou.  

O Pró-Reitor de Ensino da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Adelson Dias de Oliveira, destacou as ações em comum desenvolvidas pelas duas universidades, como o programa de mobilidade acadêmica, que permite o intercâmbio de estudantes da graduação, e anunciou a necessidade de ampliar o programa para os discentes da pós-graduação. “Quando a gente trata de ensino, uma instituição sozinha não vai conseguir dar conta de todas as demandas. Quando as instituições começam a pensar um projeto comum, fortalece o crescimento da região e o desenvolvimento territorial”, disse.  

A agrônoma Lorena de Araujo Melo, do Colegiado do Território Sertão do São Francisco, ressaltou a participação da Uneb na consolidação do desenvolvimento dos  10 municípios do território, e apresentou demandas como a possibilidade de criar cursos novos que atendam a população, como Agroecologia e outros projetos.  

O presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Moacir Santos, reafirmou a parceria que as duas instituições mantém na perspectiva de consolidar a educação contextualizada e a agricultura familiar, como instrumento para garantir a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável na região. 

 Além das instituições presentes no encontro, o “Reitoria em Movimento” reuniu no DCH III as pró-reitorias: Prograd/Unead (Pró-reitoria de Ensino de Graduação e a Unidade Acadêmica de Ensino à Distância), Proad (Pró-reitora de Administração); PGDP (Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas); PPG (Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação); Praes (Pró-reitoria de Assistência Estudantil); Proaf (Pró-reitoria de Ações Afirmativas).  

Redação Agência MultiCiência, com colaboração da estudante de Jornalismo, Edilene Leite. 

 Fotos Ascom DTCS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.