Alunos do Colégio Hildete Lomanto participam de Encontro Nacional de Estudantes em Brasília

0
91

Ana Letícia da Silva Almeida, Antônio Cesar de Souza Serqueira e Ernanda Vitória Sena dos Santos, alunos do 3º Ano do Ensino Médio, estiveram em Brasília (DF), representando os estudantes do Colégio Estadual Hildete Lomanto, de Juazeiro (BA), no 44º CONUBES – Congresso Nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

No encontro realizado entre os dias 12 e 15 deste mês, na Arena BRB Nilson Nelson, os participantes discutiram, votaram e definiram as três teses que orientarão a UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, no próximo período: Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil.

Também foram aprovadas quatro moções, que expressam solidariedade dos secundaristas aos estudantes Petropolitanos, pela tragédia sócio-ambiental aos familiares da vítima da chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, e ao vereador Renato Freitas, de Curitiba (PR), que teve seu mandato injustamente cassado por denunciar violência policial. Outra moção, ainda, aplaude funcionários terceirizados das escolas, que tem seus trabalhos precarizados.

De volta a Juazeiro, uma das representantes do Colégio Hildete Lomanto relatou a experiência de participar pela primeira vez de um encontro nacional. “Foram muito importantes às plenárias que participamos para ressaltar os conhecimentos dos jovens estudantes,” frisou Letícia Almeida.

Para a direção do Colégio Hildete Lomanto, é motivo de alegria ter representantes em um encontro nacional. “Nesse momento que o Brasil tanto precisa do poder do estudante, do poder do conhecimento, é muito importante que eles tenham contato com estudantes do Brasil inteiro para que eles percebam que não estão sozinhos. Eles que ainda vão escolher uma profissão ao fazer o ensino superior… então esse momento de convivência, os ajuda a abrir novos horizontes e que sejam de referencia para os outros. O nosso sentimento é de orgulho e de alegria”, destacou a diretora Renata Lima Martins. No último dia do encontro, os milhares de secundaristas presentes na Plenária Final do 44º Congresso da UBES, elegeram a cearense Jade Beatriz como presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas nos próximos dois anos.

Estudante negra e nordestina, Jade acredita na união dos estudantes para defender a educação, transformar vidas e mudar a maré. “Estamos vivendo anos extremamente conturbados para a educação, com sucateamento, denúncias de corrupção e aparelhamento ideológico no MEC e corte de recursos”, avalia ela, que promete muita luta pelos sonhos de toda uma geração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.