Após chuvas, SAAE trabalha na desobstrução de esgotos em Juazeiro e faz apelo à população

0
77

Foto: Ascom PMJ/divulgação

Após as intensas chuvas do último fim de semana, que provocaram a obstrução de redes de esgoto em alguns pontos de Juazeiro (BA), equipes do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) trabalharam com todo o efetivo, juntamente com seus colaboradores, realizando a desobstrução e limpeza desses equipamentos. O problema ocorre porque muitas pessoas insistem em jogar lixo no sistema coletor e abrem tampas de Poços de Visita (PVs) para o escoamento da água – o que não pode acontecer.

É importante a gente frisar que muitas das demandas decorrentes de chuvas são provocadas por lançamentos indevidos de águas pluviais em nossas redes de saneamento. O nosso sistema é separador absoluto, o que significa dizer que esgoto e águas de chuvas não devem se misturar. Por conta desses problemas, o nosso sistema ficou sobrecarregado. Elevatórias e estações de tratamento operaram no nível máximo, exigindo dos nossos equipamentos e equipes máximo desempenho“, explica a diretora-presidente do SAAE, Josilene Alixandre.

Ela afirma ser comum que a população só se preocupe com a rede de esgoto residencial quando esta começa a apresentar problemas. Entretanto, é sempre bom lembrar que o funcionamento correto depende unicamente de como os usuários a estão utilizando.

O esgoto é formado por toda água suja já utilizada na cozinha, chuveiro, vasos sanitários e área de serviço. Quando depositamos objetos como papel higiênico, absorventes, óleo e restos de comida nesses lugares, facilitamos o entupimento da rede e a proliferação de insetos que fazem mal à natureza e à saúde. Por isso, a gente pede a colaboração da população para cuidar do sistema coletor“, frisa Josilene. Ela reforçou ainda o contato (74) 3614-9800 (também é WhatsApp) para que os juazeirenses informem sobre problemas referentes à rede coletora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.