Palestra ‘Cuidados com a pele’ foi realizada na Farmácia Central de Juazeiro

0
328

Débora Sousa/SESAU

Nesta sexta-feira (27), as residentes em saúde da família e vigilância em saúde, Kaline Pires e Mariana Martins realizaram na Farmácia Central de Juazeiro uma palestra sobre o Dezembro Laranja, cuidados com a pele e os sinais e sintomas do câncer de pele ao se manifestar.

Durante o fluxo de atendimentos na unidade, as residentes convidaram os pacientes a ouvirem sobre as doenças de pele, em especial o câncer de pele. Foram abordados pela equipe a importância do uso do filtro solar, roupas que protejam a pele do excesso solar, em especial na região do Vale do São Francisco, sinais, manchas e alguns sintomas que podem ser observados e a necessidade de um acompanhamento com um profissional especialista na área.

Foram muitos os questionamentos dos pacientes sobre o que é câncer pele, quais os meios para evitar a doença, qual a quantidade mínima de protetor se deve passar, quantas vezes precisar repor, entre outras dúvidas. Para o agricultor José Francisco os cuidados na roça não são tantos. “Eu mesmo não uso protetor solar, só coloco uma camisa de manga longa e um chapéu, mas depois do que essas meninas falaram, vou procurar me cuidar e passar esse protetor”, expôs.

Para a residente Kaline Pires o objetivo da abordagem é a conscientização através da informação. “Nosso intuito foi justamente levar informação à população sobre os cuidados com a pele. O câncer de pele como qualquer outro tipo de câncer apresenta sinais e sintomas e nós devemos estar atentos a essas manifestações em nosso corpo. Para que isso aconteça é preciso que tenhamos essa percepção e, para isso, precisamos estar munidos de informação”, completou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here