Prefeitura de Sento-Sé reúne pescadores para apresentação de linhas de crédito

0
113

Viver daquilo que o rio dá. Esse é cotidiano de um pescador, uma das profissões mais antigas adotada pela humanidade para assegurar sua sobrevivência. Aqueles que ainda buscam seu sustento nos mares, rios e lagoas, têm enfrentado uma série de dificuldades para garantir o pescado de cada dia. No município do Sento-Sé, centenas de pescadores ainda praticam a atividade como forma de alimentar e sustentar suas famílias.

Pensando em auxiliar na sobrevivência destes profissionais, a Prefeitura de Sento-Sé por meio da Secretaria de Agricultura, Industria, Comércio e Pesca trouxe ao município uma equipe da Caixa Econômica Federal para apresentar suas linhas de crédito voltadas para a categoria. O encontro ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores, na tarde desta quinta-feira (27), onde os tipos de linhas de crédito e as condições para a tomada do recurso voltadas para a categoria, foram expostas aos presentes pela Gerente Geral da Agência Agro da Caixa Econômica Federal, Rosa Helena Oliveira.

Segundo o secretário de Agricultura, Industria, Comércio e Pesca, Sandro Jatobá, a iniciativa surgiu de uma solicitação da categoria e tem como objetivo motivar os pescadores a, dentro de suas possibilidades, melhorarem suas condições de trabalho. “Nosso objetivo é apresentar aos pescadores as possibilidades existentes, a partir daí eles poderão, com a decisão da tomada do crédito, comprar ou revitalizar seus barcos, redes, motores ou até mesmo na formatação de uma revenda de pescados”, destacou Jatobá

A possibilidade de conseguir o recurso animou os pescadores que esclareceram suas dúvidas com a equipe da Caixa Econômica. De acordo com o pescador e presidente do Sindicato dos Pescadores em Sento-Sé, José Valter Vargas, a iniciativa veio em boa hora. “Para nós é muito importante passar a ter uma linha de crédito voltada para a categoria e hoje aqui conhecer tudo sobre essa fonte de recurso, vai nos ajudar a buscar muitas melhorias para o nosso trabalho”, disse Vargas.

Para o gerente de Pesca do município e também pescador, Jamerson Santiago, popularmente conhecido como Jamerson Pescador, fortalecer o segmento pesqueiro no município é colaborar diretamente para um dos mais importantes e tradicionais trabalhos exercido pelo povo sentoseense. “Nossa missão, como parte da gestão municipal e conhecedor das necessidades da categoria é além de fomentar o desenvolvimento, passar as orientações técnicas necessárias para a boa aplicação do recurso, ou como no jargão popular, ensinar a pescar e não dar o peixe”, assinalou Jamerson Pescador.

Ainda durante a reunião foi debatido com os presentes temas como: Seguro Defeso e o recadastramento Federal dos pescadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.