Centenário de Paulo Freire é celebrado com apresentações artísticas e culturais

0
124

Foto: PH Reinaux/

Patrono da educação no Brasil, o pedagogo e filósofo Paulo Freire completaria 100 anos nesse 19 de setembro de 2021. Para homenagear o pensador pernambucano, uma live intitulada “Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire”, que contou com a presença de lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo, foi transmitida ao vivo pela página da CNTE no Youtube.

Esteve presente no evento o artista pernambucano Alceu Valença. Também participam Silvério Pessoa, Cavouco Trio, bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio.

Dentre as instituições promotoras do evento virtual, estão a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), a IEAL (Internacional da Educação para a América Latina), a Red Estrado (Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente), o CEAAL (Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe) e as entidades que compõem o FNPE (Fórum Nacional Popular de Educação).

Durante a transmissão, foi inaugurado um busto de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. Políticos e pessoas ligadas ao pensador também estiveram no evento, incluindo a doutora em educação e viúva dele, Nita Freire, e o ex-presidente Lula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.