APLB-Sindicato de Casa Nova irá promover um momento de acolhida virtual entre profissionais de Educação e psicólogas

0
136

Pensando na saúde mental dos nossos profissionais da Educação de Casa Nova e dando continuidade as atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”, a APLB-Sindicato promove um momento de discussão e acolhida dos nossos profissionais com as psicólogas: Emanuela Lima, Rozelia Barreto e Clara Sousa. O evento acontece através do google meet e é direcionado aos profissionais de Educação.

O sindicato convida todas e todos para este momento que será realizado no dia 17/09, sexta-feira, às 19h.

Setembro Amarelo: a importância de falar sobre prevenção de suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática normalmente motivada pela depressão. Mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Segundo dados recolhidos em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% destes indivíduos moradores de países de baixa e média renda. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos consideravelmente se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

De acordo com a psicóloga Ariana Arantes, do Centro de Valorização da Vida (CVV), apesar da complexidade do tema, o assunto precisa estar em pauta para promover uma maior conscientização na escuta e despertar um olhar sem preconceitos sobre a temática. “A importância da campanha do Setembro Amarelo é conscientizar as pessoas para a prevenção do suicídio, alertando quais são as doenças mentais e as que mais podem levar o indivíduo a ideação suicida. Os eventos que debatem o tema também mostram a diferença entre tristeza e depressão e conscientiza que a depressão é uma doença séria, que precisa de um acompanhamento clínico e psicológico”.

Elisabete Dias, Coordenadora de saúde do professor, ressalta a importância da parceria institucional com a ONG. “A nossa campanha deste ano vem com o tema “Conversando sobre a vida “. O Programa de Atenção à  Saúde e Valorização do Professor desenvolve ações direcionadas à promoção e aos cuidados com a saúde mental durante todo ano, realizando  acolhimento  psicológico, oficinas, lives na rede e encaminhamentos quando necessário. Temos como parceiros o CVV, que tem um papel muito importante  na sociedade que é da valorização da vida e a prevenção do suicídio. A ONG é nossa parceira e esse trabalho com o Programa Saúde do Professor vem para ampliar as possibilidades de escuta e ajuda para as pessoas que necessitam desse apoio socioemocional”.

Vele lembrar que a atividade desta sexta-feira, 17, é uma iniciativa da APLB-Sindicato, Delegacia das Esmeraldas de Casa Nova, direcionada à todos associados dos núcleos.

Da Redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.