TCU acusa Bolsonaro de não usar quase toda verba destinada ao combate ao coronavírus no país

0
101

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que o governo Jair Bolsonaro gastou apenas R$ 11,4 bilhões, dos R$ 38,9 bilhões, da verba emergencial destinada ao combate da pandemia do novo coronavírus até o último dia 25 de junho. Segundo o TCU, o  valor represado pelo Ministério da Saúde para os estados e municípios utilizarem no enfrentamento à Covid-19 corresponde a 71% dos recursos previstos. 

De acordo com os técnicos do órgão de controle, não teria sido possível identificar a estratégia de compras, logística e de distribuição de insumos, além dos critérios utilizados pelo ministério para a transferência de recursos. 

O relatório fez com que o ministro do TCU Benjamin Zymler,  relator do processo sobre a resposta da pasta da Saúde à pandemia, determinasse, nesta quarta-feira (22), que o ministério demonstre em até 15 dias a  “lógica de financiamento” dos fundos estaduais e municipais, além de detalhar as estratégias utilizadas no combate ao novo coronavírus. 

Sobre o assunto, o jornalista Bernardo Mello Franco destaca em sua coluna no Globo que é “difícil saber se isso se deve a uma administração caótica ou a uma retaliação a adversários políticos”. Para ele, a auditoria do TCU ajudará a provar a “omissão deliberada” do governo Jair Bolsonaro no tocante ao assunto. “Seja no Brasil ou no Tribunal Penal Internacional”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here