Centro POP oferece serviços de emissão de documentos à população em situação de rua

0
32

Mayane Santos – Ascom PMJ

Somado aos serviços de acolhimento à população em situação de rua, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) da Prefeitura de Juazeiro, através da equipe multidisciplinar do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) tem disponibilizado a emissão de documentos e solicitação do Auxílio Emergencial para esse público. A ação é realizada desde 2014 e hoje atende, também, a população que está em isolamento social no Colégio Paulo VI. O objetivo é ampliar o acesso à garantia de direitos.

A solicitação do Auxílio Emergencial realizada pela equipe multidisciplinar resultou, até o momento, na aprovação do benefício de cerca de trinta pessoas em situação de rua. “Trata-se de uma população que já exercia algum tipo de trabalho e possuía CadÚnico. Algumas conseguiram com esse Auxílio, inclusive, alugar um local para morar temporariamente”, explica o advogado do departamento jurídico do Centro POP, Nilton Ribeiro. Para ele, a conquista do benefício foi importante para contribuição na estabilização social dessas pessoas.

Além deste benefício, a equipe também realiza a emissão de documentos como a Certidão de Nascimento, Carteira de Identidade, Benefício de  Prestação Continuada (BPC), atendimento jurídico e inclusão dos acolhidos no Bolsa Família. O serviço é disponibilizado junto ao acolhimento psicossocial, que avalia as necessidades de cada pessoa, possibilitando encaminhamentos médicos, desenvolvimento de atividades pedagógicas, ações voltadas ao fortalecimento do convívio social e redes de apoio.

“O trabalho social humanizado é essencial à população o que envolve a escuta, o estudo social, diagnóstico, informação, comunicação e defesa de direitos. No entanto, precisamos dar o primeiro passo, que é emissão dos documentos, para que possamos continuar o serviço e fazer com que eles sintam-se abraçados e inseridos na sociedade, como de fato estão”, explica a coordenadora do Centro POP, Radany Alves.

Em atividade no município desde 2014, o Centro POP é uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua, realizando atendimentos individuais e coletivos. A instituição também funciona como ponto de apoio para esse público. Com o início do projeto de isolamento social no Colégio Paulo VI, por meio da Prefeitura de Juazeiro, as ações do Centro POP passaram a ser ofertados também ao grupo que está instalado no alojamento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here