Programação do Novembro Negro continua com atividades em Juazeiro

0
62

Por Fabiana Diniz/SEDES

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) continua com a programação alusiva ao ‘Novembro Negro’, desenvolvida com o apoio do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) e instituições parceiras. Esta semana, o CRAS Tabuleiro realiza diversas atividades, dentro dessa programação, trazendo como tema ‘A valorização do Povo Negro’ com exposições fotográficas, oficinas, mesas-redondas, além de shows musicais.

Os moradores do Tabuleiro prestigiaram o início das atividades nesta terça-feira (26) e compareceram em grande número. A dona de casa Maria de Fátima foi uma das mais atentas durante a abertura. “Gostei muito desse momento. Para mim, ser negro é muito bom, tenho orgulho da minha cor, todos nós somos iguais, mas infelizmente nem todas as pessoas pensam assim e o racismo ainda existe. Ações como esta ajudam a combater o preconceito e a construirmos uma sociedade melhor”, disse.

A coordenadora do CRAS, Margareth Gama falou sobre a realização do evento. “A abertura da nossa semana superou as expectativas, foi muito bom por nos fazer pensar sobre os valores de nossa cultura, sobre ser negro, além de mostrar as riquezas oriundas dos negros que são maioria no bairro”, afirmou.

As ações voltadas ao ‘Novembro Negro’ acontecem em Juazeiro desde 2013 a partir de um calendário com atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. A programação no município teve início com a adesão de Juazeiro à Década Afrodescendente, o curso de formação em Políticas Afirmativas, Comunicação e Direitos Humanos e se encerra com as comemorações do Dia Municipal dos Povos de Terreiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here