Juazeiro celebra Dia da Consciência Negra

0
251

Fabiana Diniz/Sedes

Dentro da agenda do ‘Novembro Negro’, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade/Sedes e em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial/Compir, com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte e de diversas entidades representativas, realizou na tarde desta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, mais uma Marcha do Povo Negro.  

A marcha saiu da Praça Dedé Caxias percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, levando um momento de reflexão e conscientização com abordagem do tema ‘Juazeiro pelo fim do genocídio da juventude negra’. Ao longo do percurso, apresentações de capoeira e grupos artísticos chamaram a atenção de quem passava pelo local. A vendedora Maria Alice, que saía do trabalho, aproveitou para acompanhar o cortejo. “É importante apoiarmos momentos como este, que trazem para a discussão o tema da igualdade racial. Achei o movimento muito bonito e fiz questão de também participar”, disse.

As ações voltadas ao ‘Novembro Negro’ acontecem em Juazeiro desde 2013 a partir de um calendário com atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa, dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. “Escolhemos esse tema porque os índices de morte da juventude negra têm crescido assustadoramente no nosso país e precisamos estar nas ruas fazendo essa manifestação pelo povo negro”, afirmou a presidente do Compir, Márcia Guena.

A secretária Cida Gama ressaltou a importância de fortalecer a luta pelo fim da desigualdade racial. “É nossa obrigação enquanto gestão encabeçar essa luta, reforçar a importância do respeito e destacar sempre que racismo é crime”, alertou.

A Marcha foi encerrada na Orla 2 com apresentação do grupo Afoxé Filhos de Zaze. Dentro das atividades do Novembro Negro programadas para este ano, ainda serão realizada a sessão solene pelo Dia da Capoeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here