Secretários de agricultura e técnicos são capacitados para operar Sistema do Serviço de Inspeção Municipal

0
62

Através do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) em convênio com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está sendo implantado nos municípios da região.

Nesta quarta-feira (6) secretários e técnicos das secretarias de agricultura de Juazeiro, Sento-Sé, Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Remanso, Canudos e Casa Nova receberam um treinamento para começar a operar o sistema que dá suporte à execução do serviço (SISSIM).

De acordo com o técnico em informática da CAR, Gustavo Cardoso, responsável pelas orientações, as prefeituras terão as informações sistematizadas do trabalho que será realizado, o sistema vai ajudar a monitorar os estabelecimentos conforme as normas estabelecidas pelo SIM.

“O objetivo hoje aqui é apresentar um sistema desenvolvido pela CAR que está sendo cedido às prefeituras. Este sistema tem a função de registrar informações do SIM, como cadastro de estabelecimentos que passam pela inspeção e o cadastro das inspeções realizadas”, explicou.

Para a coordenadora do Constesf responsável pela implantação do SIM, esse é um passo importante para consolidar o início do serviço no território. “Em três meses de trabalho conseguimos atualizar e aprovar a lei de implantação do SIM em seis municípios. Consideramos um saldo positivo, principalmente porque já estamos prestes inaugurar o primeiro estabelecimento de acordo com as normas do SIM, uma queijaria em Casa Nova”, ressaltou.

O SIM é um serviço sanitário voltado para agricultores familiares, que regulamenta a inspeção e fiscalização de agroindústrias que beneficiam e comercializam produtos de origem animal e vegetal em nível local. 

Texto: Jacqueline Santos / Ascom Constesf 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here