Congresso Brasileiro de Agroecologia propõe diálogo entre conhecimentos diferentes e essenciais para as lutas sociais

0
104

Com o lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na democratização dos Sistemas Agroalimentares”, encontro acontece desde o dia 4 de novembro e segue até hoje dia 7, na Universidade Federal de Sergipe
O conceito de “Ecologia de Saberes” está relacionado à proposta de diálogo entre diferentes conhecimentos que podem ser considerados essenciais para o avanço de lutas sociais, a exemplo da busca pela soberania alimentar. Uma outra perspectiva de ciência, pautada na construção coletiva do conhecimento, que escuta seus diferentes sujeitos.

Teia da vida – Toda a programação foi elaborada com esse objetivo e traz o formato em “teia”. A metodologia tem a proposta de aproximar as práticas, exercitando escuta, colheita e partilha de conhecimentos e experiências, inspirada nas proposições da “Pedagogia do Território”, de Raquel Rigotto, e da Pedagogia Griô, de Líllian Pacheco e do Griô Márcio Caires.

A programação do congresso trouxe como diferencial uma interação de diferentes saberes em espaços plurais de diálogo, possibilitados pelo formato em teia, onde todas as atividades, de alguma forma, se conectam.
Com a presença cada vez mais marcante de agricultoras/es, estudantes e representantes dos povos e comunidades tradicionais, os CBAs também estão em transição, aprendendo com a prática dos povos e dos movimentos sociais, dialogando com uma diversidade grande de sujeitos coletivos envolvidos com o fazer da Agroecologia enquanto ciência, prática e movimento.

Ao todo, participam 2.800 trabalhos, entre resumos expandidos e relatos de experiências técnicas e populares, que estão apresentados nos “Tapiris de Saberes”, ambiente de diálogo preparado especialmente para garantir a Ecologia de Saberes que estampa o lema do CBA. A estimativa é de que 4 mil pessoas de todo o país estejam participando dessa culminância.

Fonte: cbagroecologia.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here