Dias Toffoli é oficialmente eleito presidente do STF

0
37

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, em sessão nesta quarta-feira (8/8), o ministro Dias Toffoli para a Presidência da Corte. Ele assume a vaga atualmente ocupada pela ministra Cármen Lúcia. Os membros do Supremo também elegeram o ministro Luiz Fux como vice-presidente do STF.

Cada um recebeu os votos de todos os outros colegas. A posse ocorrerá no dia 13 de setembro, às 17h. O mandato tem duração de dois anos.

Natural de Marília (SP), Toffoli é ministro do STF desde outubro de 2009. Antes da posição atual, ocupou a chefia da Advocacia-Geral da União entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Lula. Atualmente, ocupa a 2ª Turma do STF. Além do STF, Toffoli assumirá também a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Já Luiz Fux é carioca e atua como ministro do STF desde março de 2011. Ocupante da 1ª Turma do STF, ele ocupa até o dia 15 de agosto a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Ao parabenizar os eleitos, a ministra Cármen Lúcia desejou que a gestão da dupla ocorra em um “período mais calmo”.

Já o ministro Dias Toffoli afirmou que “a responsabilidade deste encargo é enorme. Os desafios são gigantescos”. No entanto, para o presidente eleito, a competência da gestão atual facilita o trabalho da próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here