Centro de Excelência em Fruticultura sedia programação técnica da Fenagri 2018

0
133

Consolidada como a maior feira da fruticultura irrigada da América Latina, a Fenagri 2018 será realizada entre os dias 11 e 14 de julho, em Juazeiro, Vale do São Francisco, e toda a programação técnica acontece no Centro de Excelência em Fruticultura do Sistema CNA/Senar. O público poderá participar, gratuitamente, de mais de quarenta atividades, entre palestras, fóruns, reuniões técnicas, debates e minicursos. A feira é considerada a maior vitrine para a promoção e realização de negócios, transferência de tecnologias e divulgação, em todo o mundo, das potencialidades do Vale.

A programação no Centro de Excelência acontece nos dias 12 e 13 de julho e conta com a parceria da prefeitura de Juazeiro, Embrapa Semiárido, Sebrae Bahia, Uneb, Codevasf e Moscamed. A expectativa é receber mais 1.200 participantes, entre produtores rurais, agroindústrias, empresários, pesquisadores, técnicos, estudantes, instituições públicas e privadas e exportadores.

Governança dos perímetros irrigados; agroindustrialização; inovação tecnológica; fertirrigação; uso racional do solo e das águas; startup Agrotech; frutas regionais (manga, uva, banana e coco); novas variedades (citros, pera, maçã e caqui); e monitoramento de praga serão alguns dos temas que irão compor a programação técnica da Feira.

De acordo com a diretora do Centro de Excelência em Fruticultura, Mônica Ishikawa, “a finalidade do evento é integrar e atualizar os produtores rurais, empresários, técnicos e estudantes, nos assuntos, programas e tecnologias mais recentes do setor, o que irá aumentar e melhorar a produção nos pomares, aperfeiçoar a gestão do negócio e expandir a comercialização, fortalecendo a fruticultura brasileira”.

As palestras serão ministradas por profissionais especialistas da Embrapa (Semiárido, Mandioca e Fruticultura, Tabuleiros Costeiros); Uneb Campus III; Abrasfrutas; Moscamed; Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI; Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepae; e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA; além de empresas da região.

A assessora técnica do Centro de Excelência em Fruticultura, Thyara Ribeiro, ressaltou que “os fruticultores precisam estar atentos às crescentes exigências de qualidade por parte dos consumidores, o que deverá influenciar o desenvolvimento do setor, inclusive com introdução de novos tipos de frutas. Uma estratégia sugerida é o plantio de variedades com épocas diferenciadas de colheita, o que vai permitir a comercialização durante um período maior, sem que os produtores tenham que se sujeitar aos preços menores praticados nos picos de safra”.

A Feira

A Fenagri também conta com exposições de produtos e serviços, e feiras de negócios, que vão acontecer no Juá Garden Shopping, localizado também no Distrito Industrial, próximo ao Centro de Excelência, às margens da Rodovia Lomanto Júnior (km 06). O tema da feira este ano é “Cultivando sabores e valores do Vale”. O evento é aberto ao público.

Segundo a prefeitura de Juazeiro e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro – ACIAJ, organizadores do evento, a Fenagri deve gerar em média R$ 5 milhões em negócios, atraindo um público de mais de 40 mil pessoas, durante os quatro dias.

A abertura oficial da Feira acontece nesta quarta-feira (11), às 18h, no Juá Garden Shopping, e conta com a participação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda; presidentes de Sindicatos dos Produtores Rurais; entre outras autoridades da região.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here