Feira de Caprinos e Ovinos é realizada com sucesso no distrito de Itamotinga

0
72

 

Lene Radina/ ASCOM PMJ

A VII Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Itamotinga que aconteceu entre 30/06 e 1º/07 no povoado de Cacimba do Silva, zona rural de Juazeiro, foi considerada um grande sucesso pela organização e público presente. Uma realização da prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva e Sertãozinho, o evento reuniu mais de 40 expositores e cerca de 200 animais, sendo 141 caprinos e 59 ovinos.

Para o produtor de Juazeiro, Rodrigo Oliveira Silva, o evento a cada ano cresce e possibilita o fortalecendo da cadeia produtiva. “Aqui existe uma interação entre o pequeno, o médio e o grande produtor. Essa vitrine serve com referência e incentivo às crianças e jovens para a atividade da pecuária, além de estimular a valorização da cultura e produtos da nossa região”.

Já o produtor Fernando Gomes de Curaçá-Ba, falou que as feiras além da comercialização “possibilita a busca de melhorias para o rebanho, informações e experiências entre os produtores, além da demonstração do produto. Hoje estamos com quatro produtores de Curaçá, três voltados para a comercialização de carne e um para a produção de leite. Acreditamos na caprinovinocultura como uma fonte de renda e desenvolvimento do nosso sertão”, disse.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, uma das grandes inovações dessa edição, foram as capacitações gastronômicas que a ADEAP ofereceu às comunidades que realizam o evento. “Este ano inovamos trazendo antecipadamente cursos e qualificação para os produtores que vêm para dar uma nova roupagem à feira, potencializar os produtores e fazer com que seu produto chegue ao mercado. Nessa sétima edição trazemos uma cadeia mais forte e mais organizada. Quero parabenizar a todos que contribuíram para realização desse lindo evento”, disse.

Segundo o diretor de Pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), um dos destaques dessa edição do evento foi o torneio leiteiro, que teve recorde no número de animais participantes, chegando ao um total de 18 cabras inscritas, “já o torneio de pista apresentou animais de excelente padrão genético, como os caprinos das raças Anglo Nubiana, Boer, Saanen, Parda Alpina e Toggenburg; além dos ovinos das raças Santa Inês, Dorper e Morada Nova”, informou Chaveco.

Cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes durante os três dias de evento. A feira do empreendedor, que visa fomentar a comercialização dos produtos (doces, geleias, queijos, biscoitos, artesanatos, etc) oriundos de Juazeiro e de outros municípios, também abrilhantou o evento. “Somos um grupo de mulheres artesãs e trabalhamos com diversos seguimentos voltados para o artesanato. Resolvemos nos unir para incentivar outras mulheres e isso é muito importante para nos firmamos como pessoas. Trabalhamos com pinturas, reciclagens e estamos pela primeira vez participando da feira de caprinos de Itamotinga”, destacou Gislane Oliveira da Silva, do grupo de mulheres artesãs do distrito de Pilar/ Jaguarari.

Um dos grandes focos da região de Cacimba do Silva, além da produção de caprinos e ovinos é a criação e comercialização de galinhas. Durante o evento foram comercializadas cerca de 50 galinhas, um grande feito para os criadores da região.

Segundo a presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Cacimba do Silva, Marcia Pereira Aquino, “mesmo com o problema da forte estiagem, que há sete anos enfrentamos, o produtor tem mostrado uma garra e grande disposição para melhorar cada vez mais. Acredito que o evento tem resgatado essa força do produtor e a vontade do jovem em fazer parte desse contexto”, disse.

O evento incluiu na sua programação além da exposição e comercialização de animais, palestras, oficinas, ordenha higiênica, torneio leiteiro e serviços voltados ao setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here