Partido de extrema direita vence primeira rodada nas eleições na França

0
395

Por Eliene do Valle – direto da Alemanha

O sucesso do partido Frente Nacional está diretamente ligados com o sentimento de medo depois do terror ocorrido em Paris. O Partido do presidente Hollande desceu para terceiro lugar.
Os franceses foram ás urnas no dia de ontem, para votar no primeiro turno das eleições regionais. Hoje, um dia depois da votação, o resultado foi apresentado pelo Ministério da Administração Interna Francês que reconheceu a vitória do Partido de Extrema Direita Frente Nacional-FN.
Os resultados foram assim citados: 6 regiões escolheram o partido FN de Marine Le Pen, enquanto que 4 regioes deram vitória ao Partido Republicano de Nicolas Sarkozy, ficando apenas 2 regiões com o Partido Socialista Francês, do presidente François Hollande.

O discurso extremista e contra imigrantes de Marine Le Pen ganhou força depois dos atentados terroristas de Paris, que espalhou na população o sentimento de medo contra os refugiados. “O medo” foi a base da política de le Pen e que deu ao seu partido mais de 28% dos votos nacionais. “Esse foi somente o primeiro passo em direção á campanha presidencial em 2017”- citou Marine Le Pen ao comentar a vitória da Frente Nacional.
O ex- presidente Francês, Nicolas Sarkosy, informou que “irá solicitar aos dirigentes do seu partido, para recusar toda e qualquer forma de fusão ou coalisão com a Frente Nacional”.

Os jornais franceses não esconderam em suas manchetes a preocupação com a vitória do partido extremista francês. O Le Parisien apareceu hoje nas bancas com “ A Frente Nacional ás portas do Poder” enquanto que o jornal comunista L´humanité e o “Le Figaro” trouxeram “ Le Choc”- o choque, como título de capa.

Na Alemanha as reações não foram diferentes. No Jornal Kölner Stad Anzeiger está escrito: “O Partido FN nao oferece nada mais do que ódio”. O Jornal Aachener Nachrichten afirma que “a França se posiciona, depois dessa eleição regional, para ser de extrema direita”. O Tagesthemen citou: “Essa foi uma eleição do medo”. O segundo turno das eleições regionais na Franca está marcado para o próximo domingo, dia 13 de Dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here